Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

24/11/2010


Vocaloid o quê?

Miku, a cantora virtual mais famosa

Estava eu conversando com umas amigas essa semana e elas começaram a falar sobre um software chamado Vocaloid e sobre um vídeo onde uma cantora virtual fazia um show no Japão. Eu nunca tinha ouvido falar sobre isso e fui pesquisar um pouquinho.

Vocaloid é um software, idealizado pela Yamaha por meados de 2003, possuindo uma simples função: cantar. O propósito inicial de sua criação foi para servir de backvocals para artistas “reais”, porém sua usabilidade foi muito além do esperado.
O vocaloid utiliza como base para criar as canções, voicebanks baseados em vozes reais formando as palavras através de fonemas. Os primeiros voicebanks foram lançados em 15 de Janeiro de 2004 pela Zero-G e se chamam Leon e Lola. Depois de seus lançamentos respectivos mais 3 voicebanks foram lançados para Vocaloid, são eles: Miriam, Meiko e Kaito (esses dois últimos desenvolvidos pela Crypton Future Media).
A primeira cantora virtual japonesa foi nomeada Hatsune Miku (初音ミク) e teve um excelente recebimento por parte do público, tanto seus produtores como os ouvintes em geral. Esse fato deve-se a sua ilustração combinar características “moe” (gíria que se refere a um interesse particular para personagens de vídeogames, anime ou mangás) adicionadas pelo ilustrador KEI. Começaram a pipocar fãs, aumentar as músicas produzidas, melhorar a qualidade e ganhar mais ouvintes.
Dia 13 de novembro foi realizado um show da Miku “ao vivo” em Singapura (o primeiro fora do Japão). Vi um vídeo de um show desses no youtube e é muito surreal... a platéia cheia, banda de verdade e a cantora lá no meio do palco cantando e dançando... virtualmente! Nada no Japão me surpreende mais!
Para quem quer ver um pedacinho de um show da Miku clique aqui.
E para quem quer saber mais sobre Vocaloid e a Miku entre no Vocaloid Brasil e saiba mais! Foi de lá que eu tirei todas as informações.


6

6 comentários:

  1. Blog mt fofo, to seguindo me segue?

    http://bruninhahgata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Morena,
    Não consegui ver o vídeo. apareceu esta msg:
    "JUNIPER NETWORKS HAS BEEN BLOCKED".
    Mas andei olhando as postagens anteriores e gostei muito. Estou seguindo o seu blog.
    Bjkas e uma ótima 4ª-feira para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Consertei o link! ^^

    ResponderExcluir
  4. Oiieeee

    Muito meigo o seu blog... gosteiii ;D

    Obrigada por me seguir já estou te seguindo também!!!

    Obrigada também pela visita e pelo comentário!!!

    Bjosss~***

    Nah =^.^=
    www.vaidadesutil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Anônimo28/12/10

    quem num conhece, assista um clipe dos gorillaz


    clint eastwood ou feel good

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu amo Vocaloid *-*
    A miku é muito fofa! Se bem que ir a um show de um software é um tanto estranho... AUSHAUHS
    Seguindo!
    http://meninanerd.blogspot.com
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir

Obrigada pelos comments!Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento do blog! *-*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...