Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18/03/2011


Procrastinação: o que é isso?


Ultimamente tenho andado muito desanimada e sem motivação. Quando chego em casa depois do trabalho a única coisa que tenho vontade de fazer é deitar e ficar parada, sem fazer nada. Nem navegar na internet, coisa que amo, tem me deixado feliz. Em um desses dias que eu estava de moleza e olhando para o teto, comecei a pensar se não estou com algum problema físico ou sei lá o que, que pode estar me causando isso. Fui dar uma olhada no google para ver se achava alguma explicação e me deparei com essa palavra: procrastinação. Mas o que significa isso? Nada mais é que deixar as coisas para depois! O popular "empurrar com a barriga". Comecei a pesquisar sobre o assunto e vi que muitas pessoas vivem esse problema e que existem quatro causas de procrastinação:

a) Falta de vontade. É o principal motivo. Normalmente as tarefas chatas, complexas, longas ou desagradáveis são deixadas de lado e é normal do ser humano querer adiar ao máximo o que ele não gosta. O problema é a frequencia com que isso ocorre.

b) Perfeccionismo. Ele também causa a procrastinação. Pessoas que são muito perfeccionistas têm dificuldade de começar algo que não dominam. Elas se sentem na obrigação de se capacitar primeiro antes de colocar a mão na massa e aí vão adiando... adiando...

c) Falta de tempo. Ou melhor, a ilusão da falta de tempo. E para manter essa ilusão, nos mantemos ocupados com outras coisas (normalmente menos importante) para evitar fazer a tarefa realmente necessária.

d) Medo do fracasso. Esse atinge pessoas com talento, mas que nunca fazem nada por medo de fracassar e perder a imagem de competente que criaram e com isso não fazem nada.

Eu acho que tenho os quatro sintomas que citei acima! tenho vários projetos para minha vida: abrir minha empresa de design, vender meus artesanatos, estudar para concurso, aprender maquiagem e fazer várias outras tarefas que estou adiando há meses. Mas isso tem jeito? Sim!!! E vou listar cinco coisas que ajudam a eliminar a procrastinação da vida:

1.Prioridades. Determine seus objetivos e prioridades. Nesse processo, fuja de metas vagas e abstratas.  Isso só vai fazer você se afundar ainda mais na procrastinação.Pense em algo que você deseja: viajar para o exterior ou comprar um carro, por exemplo. Pensando no objetivo você vai começar a agir para realizá-lo.

2. Anote. Para não correr o risco de abandonar seus objetivos, anote tudo. Além de organizar melhor sua rotina, isso ajuda a aumentar seu comprometimento com as coisas. Além disso, não voe muito com as ambições, senão você pode se frustar e desanimar.

3. Começar devagar. Não adianta querer dominar o mundo em 1 dia! Comece escolhendo pequenas tarefas para conclui-las e começar a se motivar a acabar com a procrastinação.

4. Mude o jeito de olhar a vida. De acordo com especialistas, o que impulsiona as pessoas a deixar tudo para a última hora não é só a preguiça ou a má organização do tempo, mas o modelo mental delas. Então tente mudar seus hábitos que fazem você adiar as ações.

5. Aumente a adrenalina. Muitas vezes as pessoas deixam de fazer algo por estar cansadas e isso pode ser devido a baixos índices de adrenalina. É ela que faz com que o organismo se prepare para situações de esforço físico.


E vocês? Já viveram ou vivem esse problema? Como resolveu?  Me contem!


De onde tirei essas informações?

http://www.malima.com.br/article_read.asp?id=135
http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/acabe-procrastinacao-5-passos-581854?page=1&slug_name=acabe-procrastinacao-5-passos-581854


9

9 comentários:

  1. Adorei saber... beijokinhas

    http://www.blogelegance.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa... mto interessante...

    bom saber...


    www.makeupdebombom.blogspot.com

    bjinhos..

    ResponderExcluir
  3. Anônimo20/3/11

    Oi Morena,

    adorei seu blog! Lindissimo, parabéns.
    Depois de ler este seu texto, descobri que também sofro um pouco de procastinação! Esse meu ano anda muito agitado e nem para o blog tenho tido muito tempo, acredita? Mas vai valer a pena!

    Beijos :*
    consumismofashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Morena, fazia tempo qe eu nn vinha visitar seu blog, e MEUDEUS ele está muiito bom mesmo !!
    Adorei seus ultimos dois posts, PARABÉNS *-*

    sempre que precisar - Letters to Juliet
    http://thaboni.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ooi Morena, enfim depois de muito tempo voltei pra xeretar seu blog ! e OMG, tá lindo !! Parabéns pelos posts *-*

    Sempre que precisar - TH
    http://thaboni.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. oi,td bm?
    adorei seu blog estou te seguindo me segue tambem?
    http://omundodebeatrizprado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante!!
    Ando tão desanimada ultimamente..
    Beijoos

    ResponderExcluir
  8. Oi lindinha!
    Eu tb tava tão desanimada com as coisas, mas depois pensei... eu tenho é que me animar, a vida é ótima! Nós que complicamos. Não quero saber que vc tah pra baixo não hein, pq eu vou te dar uma notícia bem feliz: Dia 20 (ontem) foi dia da blogueira, então feliz dia da blogueira pra nós!

    Bjooo

    Nath de Freitas
    @nathdefreitas
    http://nathdefreitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua visita no meu cantinho,eu tbm adorei o seu blog e ja estou te seguindo viu,vê se me segue tbm ok.
    Beijinhos e fique com Deus.
    http;//cantinhodarielle.blogpost.com
    @ariellejailhane

    ResponderExcluir

Obrigada pelos comments!Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento do blog! *-*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...