Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21/06/2013


Para todos que acreditam

Foto: Pedro Araújo
Tive sorte de estudar em uma escola onde os alunos possuem o rótulo de serem "os politizados" da cidade. Acho que todo mundo que estuda ou estudou em CEFETs da vida possuem esse rótulo... Tive professores que abraçam causas, que são apaixonados pela profissão e que possuem o único objetivo de ensinar seus alunos a pensar e a desenvolver senso crítico. Minhas aulas preferidas eram a história. Meus professores apaixonados viviam falando para a gente que temos o poder de mudar as coisas, e que muita coisa não acontece porque há muito tempo não nos mobilizamos para defender as nossas idéias.

Confesso que quando começou o protesto lá em São Paulo eu fui meio que contra. Não pelo fato das pessoas estarem reivindicando, mas pelo fato do vandalismo, que sou totalmente contra. Não acho que destruir patrimônios públicos nos levam a muita coisa. 

Mas de repente o discurso começou a mudar e os vinte centavos já não eram o centro das atenções. Aquilo que eu achava que nunca mais iria acontecer quando eu estudava história na escola, começou a acontecer. As pessoas finalmente despertaram e começaram a perguntar e se perguntar sobre os porquês das coisas estarem assim! Finalmente as pessoas saíram da frente do computador e foram para as ruas questionar e manifestar de verdade. Pela primeira vez na minha vida eu vi as pessoas não ligarem para o futebol e estarem interessadas no que realmente é importante.

Um coisa sensacional foi ver como que a internet e as redes sociais podem ser um lugar para discutir, organizar e debater e não somente um lugar para criar memes e montagens engraçadas. O Facebook fez com que crescesse a nossa vontade de sair para a rua. Fez crescer a minha vontade de sair para rua. E eu fui. Com meus amigos. Com centenas de pessoas da minha antiga escola. Fomos para rua e pedimos mudanças na nossa cidade. Achei que nunca veria alguém aqui na cidade se manifestar contra o governo que domina  a população há várias gerações. Nunca achei que veria mais de três mil pessoas da minha cidade mobilizadas em prol de mudanças. Logo aqui, onde a maioria é tão vendida.

Vi também que a repressão continua aí... com suas balas de borracha e sua manipulação televisiva. Mas temos uma vantagem que na época da ditadura nossos pais e avós não tinham: a facilidade de comunicação.

Sempre falei que se eu tivesse sido jovem na época da ditadura eu seria aquela que estaria na linha de frente das manifestações. E estou muito feliz de participar de tudo isso que está acontecendo hoje. De abraçar a causa e de poder reivindicar e cobrar mudanças. De no futuro poder ter orgulho ao contar aos meus netos que de alguma forma fiz parte disso. Algumas pessoas podem achar que isso é uma bobeira e que não vai adiantar de nada. Mas esses atos só mostram a força que o povo tem. E o legal é cada vez mais nós estamos tendo consciência dessa força.
Apesar de ficar com os olhos brilhando com tudo que está acontecendo no país neste momento, tenho medo de que tudo isso acabe e as pessoas voltem para suas vidas e esqueçam de tudo. Claro que não quero manifestações infinitas. Desejo planos do governo para melhorar a saúde, segurança e principalmente a educação que é a base de tudo. Desejo ver as pessoas cobrando tudo isso todos os dias e não somente uma semana. Desejo intensamente que esse despertar do povo não seja somente um sobressalto durante um sono.

E vocês? Como que reagiram a isso tudo? Participaram de alguma manifestação? 
2

2 comentários:

  1. O Brasil ta mudando e isso me enche de orgulho.

    http://des-conversando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Isso td me surpreendeu, não sei como começou, mas espero q continue até conseguirmos uma melhoria em nosso país.
    Adoro muito seu blog, e estava com saudades de passar aqui. Espero que vc esteja bem :D
    Bjs

    http://kaeryrodrigues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelos comments!Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento do blog! *-*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...