Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

02/10/2013


Viver com menos: Desafio dos 100 objetos



Olá pessoas!! Hoje eu resolvi falar de um assunto que considero muito importante nesse mundo de hoje: o consumo desenfreado.
A cada três segundos eu recebo um e-mail, uma mensagem no celular, vejo propagandas no rádio, na televisão e em todo lugar que vocês possam imaginar. E com toda certeza, esse tipo de acontecimento ocorre também com vocês. O mundo de hoje gira em torno de comprar, comprar e comprar. As pessoas estão perdendo a noção das coisas. Semana passada me peguei comprando um monte de tranqueiras que nem sei porque resolvi comprar. E foi quando eu me perguntei: qual a necessidade disso?

No domingo resolvi dar uma limpa no meu quarto. Vi que tenho tanta coisa desnecessária... pra quê 5 cadernos? Para quê um monte de bijus que nem uso mais? Para quê esse monte de canetas? Para quê esse monte de paletas de maquiagem, já que nem saco mais para passar sombra eu tenho? Resolvi tomar uma decisão séria na minha vida e adotar o lema "qualidade ao invés de quantidade" e estou me programando para enxugar ao máximo as minhas coisas, ter o necessário e se possível de qualidade. Minha mãe estava comentando comigo que se eu tivesse juntado todo o dinheiro que gastei com bijus baratinhas já tinha comprado o cordão de ouro com pingente de lacinho que tanto quero. 

E foi lendo sobre como viver com menos, que eu vi um desafio muito legal que o norte-americano chamado Dave Bruno, decidiu fazer no ano de 2008: viver com apenas 100 objetos por 12 meses! Ele registrou toda a saga em seu blog e no livro chamado The 100 Things Challenge.  

Eu ainda não radicalizei a esse ponto, mas achei interessante fazer uma lista dos 100 objetos que eu escolheria para me lançar no desafio:

Notebook cama colchão ♥ guarda-chuva  óculos de grau escova de cabelo delineador rímel batom lixa de unha chinelo 3 sapatilhas tênis scarpin 3 calças 5 vestidos 6 blusas um par de brincos secador de cabelo  bolsa  chave de casa celular carregador do celular carregador do notebook carteira relógio escova de dentes BB cream Blusa de frio cardigan preto 7 pares de roupas íntimas lixa de unha ♥ biquíni colar ♥ elástico de cabelo 2 canetas  lapiseira caixinha de grafite borracha HD externo  cartão de crédito 2 toalhas ventilador  2 lençóis edredom caderno mouse  clutch  óculos escuros  caixinha do óculos  alicate de unha  2 anéis  2 conjuntos de roupa de ginástica  3 pares de meias  espátula cinto 2 pijamas 5 livros 

Olha que louco: fui listando as coisas que eu precisava (tirando os bens não duráveis, como sabonete, perfume etc... que não entram) e não consegui chegar à 100! No total foram 89 objetos escolhidos e muita dificuldade de pensar em mais coisas necessárias. 

Viu como estamos dependentes do consumo? Podemos sim viver com bem menos do que temos. Basta começar a consumir com consciência. Vou tentar adotar esse pensamento para que eu possa investir mais em mim, sendo viajando, sendo comendo melhor ou me cuidando mais. O melhor investimento que podemos fazer é a gente.

Qual a opinião de vocês? Acham que estamos consumindo por consumir?
1

Um comentário:

  1. Adorei o desafio. Se eu fosse arrumar as minhas coias também perceberia um montão que quase nem uso ou nunca usei mesmo.

    http://instintodemoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelos comments!Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento do blog! *-*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...